sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A ARTE DE CONVIDAR

                                      A ARTE DE CONVIDAR:
Uma festa ou recepção requer um trabalho minuncioso e dedicação de seus anfitriões.Mas há uma peça fundamental,o CONVITE.Formal ou Informal,o sucesso da festa depende desse primeiro contato com o convidado.
Receber pessoas é uma arte.A escolha do Local, a Decoração do ambiente,a elaboração do Cardápio,a disposição das Mesas,a Música,tudo tem que estar IMPECÁVEL.
E o começo de tudo isso está na elaboração do Convite.
Em papel impresso,telefone ou via internet - dependendo do estilo e tamanho da recepção - é a primeira demonstração de atenção e importância que os donos da festa dão aos convidados.Para isso,há regras e normas a serem seguidas.
segundo a cartilha da etiqueta social.O convite e a forma como ele é apresentado são tão fundametais em uma festa,que já existem assessorias e empresas especializadas no assunto para auxiliar os noivos e anfitriões de uma festa.
A primeira coisa importante é atentar para as datas.Se a ocasião é um casamento,os convites devem ser distribuidos,no mínimo,com quatro semanas de antecedência .
"Quando a ocasião comporta menos de 30 convidados,é possível fazer os convites pessoalmente ou por telefone.Mas se a pessoa que convida quiser um pouco mais de formalidade,recomendo os convites impressos".
Quanto ao tipo de convite,o branco,clássico e sem muitos detalhes ainda é o mais recomendado para qualquer ocasião.Os envelopes deverão ser sempre nomeados e endereçados a mão,de preferência por um calígrafo.É muito importante não esquecer de colocar a data,local,horário e especificar o tipo de evento: jantar,almoço ou festa.Se a proposta da festa for informal,o convite por internet "é aceitável".
É aconselhável certificar-se se o e-mail contendo o convite chegou a seu destino.
Em um convite o que importa mesmo é que o convidado sinta que sua presença é importante.Seja sempre objetivo,gentil e claro ao convidar.

Quando o assunto é festa de casamento ou um evento grande,uma dúvida muito comum entre os anfitriões é o "RSVP" ,abreviação da expressão francesa Respondez s'il vous plait que significa "responda,por favor".Esclarecendo a dúvida freqüentemente relacionada ao assunto,"o RSVP não é deselegante e é fundamental para que os donos da festa possam programar com boa margem de certeza o número de convidados presentes na festa.O mais elegante é colocá-lo à direita,no canto inferior do convite".A presença pode ser confirmada por telefone ou pessoalmente,dentro do prazo de 48 horas.

E o que fazer no caso de os convidados da cerimônia religiosa não serem convidados para a festa?Veja bem:isso é ao meu ver; fica deselegante,já que estes convidados os prestigiou indo a sua cerimônia religiosa,e tambem devem ter gasto com presente para os noivos.
Mas é possível colocar um cartão pequeno,tamanho 5x3 centímetros,preso ao canto superior esquerdo do convite daqueles que seram convidados para a recepção,com os sequintes dizeres:"Após a cerimônia os noivos receberão os cumprimentos no salão de festas à rua..." . Mas eu faço restrição, "não é a forma mais elegante de se convidar.É preferível enxugar a lista de convidados a usar esse tipo de participação".
Caso a festa se estenda a todos,o texto deve ser indicado no convite.

Há as gafes que devem ser evitadas a todo custo.Não pecar ao especificar o tipo  de traje para a ocasião;é pura falta de tato.outra coisa não apropriada é anexar nome ou endereço da loja onde foi deixada a lista de presente;"esse tipo de atitude é totalmente dispensável.
Evite expressões "ilustríssimo" e "Excelentíssimo" -nem por extenso ou abreviado-exceto quando o protocolo exigir.ex: um juíz, presidente,etc.
Também é desapropriado constar o nome da mãe ou pai falecido seguido da expressão in memoriam.Neste caso,não se coloca o nome do falecido no convite. E se esquecer de algum convidado ligue,vá até ele e mostre que faz questão da presença.
E para evitar ,os famosos "penetras",o controle na entrada da festa(feito por pessoa especializada)é ainda a melhor maneira de evitá-los. 
                                                                                                                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário