quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Idéias para o seu casamento
Da lembrancinha ao local da festa, cada detalhe é importante para que nada dê errado no dia do seu casamento. Afinal, tudo acontece em apenas algumas horas, sem chances de remediações futuras. Por isso, vale ficar atenta às dicas dadas por especialistas no assunto.
Seu, só seu. "UM CASAMENTO PARA CHAMAR DE MEU".
O casamento é um momento único. “Não faça a sua festa pensando nos outros. Faça-a pensando em si mesma, no que vai lhe agradar. A festa tem que combinar com você em tudo. Se não for ‘a sua cara’, não faz sentido”.
Quando começar a organizar o seu casamento, não pense apenas individualmente nos detalhes. É preciso pensar neles como um todo também. “A pessoa precisa estabeleceer uma linguagem única, que harmonize todos os aspectos da festa num mesmo estilo, com uma mesma proposta. Senão, os próprios convidados se perdem na essência do casamento”.
Há flores por todos os lados
Flores são obviamente permitidas na decoração, mas tome cuidado para não cair nos mitos de “quanto mais, melhor” ou “o que é caro, é nobre”.Não se pode pecar pelo excesso. “Quantidade não determina qualidade. O que vale é a arte dos arranjos, a elegância”. Quanto ao nobre, há tantos tipos de flores lindas por aí, que não são só as caras que brilham mais. Todas se comunicam e têm uma mensagem. “O importante é que essa mensagem seja a que os noivos queiram passar”.
Casamento iluminado
Um dos itens de decoração ainda pouco explorados é a iluminação. “Pode-se dizer que 50% da cenografia do casamento é a iluminação. Um cenário simples, mas bem iluminado, fica sofisticado”. A  iluminação é um recurso ilimitado. A dica é optar por luzes indiretas na festa, como fazer uso de luminárias e abajures. “Velas são uma ótima pedida também, pois dão um toque romântico ao casamento”.
Ponto-alto: a mesa de doces
Não há como negar que ela é sempre foco nas festas de casamento. “Na hora de escolher como decorar a mesa, cuidado com o exagero. Seja criativa, brinque com cores e com iluminação, mas não deixe a mesa poluída demais”. Uma outra dica sobre os doces: sirva-os na pista, em copinhos, para o pessoal conseguir comer sem parar de dançar. “Com certeza, todo mundo vai gostar”, Agora também há quem sirva garrafinhas ou copos com canudo na hora de dançar e não deixar que o líquido caia na roupa.
Espaço limite
O tamanho do local da sua festa também é importantíssimo. “Determine bem qual será o número de convidados antes de decidir onde será a festa para não correr o risco de ter uma superlotação ou do espaço ficar vazio demais”. A disposição das mesas também tem que ser cautelosa para não causar trânsito. Segundo a especialista, o ideal é que, no espaço entre as cadeiras de uma mesa e as de outra, seja possível passar uma pessoa caminhando tranquilamente. Menos que isso pode provocar desconforto para os convidados.
Banda ou DJ?
O primeiro passo para escolher quem comandará o som do casamento é compreender qual será o público da sua festa. “Bandas de casamento costumam ter um repertório amplo, mas não o suficiente para agradar os jovens e os mais velhos ao mesmo tempo. Ou um, ou outro. Os DJs têm mais facilidade para isso”. A dica para quem faz questão de ter uma banda é optar por uma que não seja de casamento, que toque um estilo mais específico, para ter como atração. Neste caso, o ideal é manter o DJ até o jantar, com músicas que sejam mais do gosto dos mais velhos e, em seguida, a banda fazer sua apresentação para animar os mais jovens. O DJ pode voltar mais tarde, com músicas variadas.Agora também muito em moda é contratar uma escola de samba com alguns componentes.
O clique ideal
A festa pode até durar apenas um dia, mas as fotografias são a chance de você eternizar esse momento. Por isso, não é qualquer foto que conta. “Na hora de contratar um fotógrafo, é preciso conhecê-lo bem, tanto o seu trabalho quanto a sua personalidade. É preciso ter total confiança  nele”. Além disso, algumas dicas na hora de clicar o profissional também fazem a diferença. “Peça para ele fotos naturais, que traduzam os momentos verdadeiramente. Fotos posadas, muitas vezes, podem parecer forçadas e não é essa a intenção”.
Não force a lembrança
Na hora de bolar o que dar de lembrancinha aos seus convidados, pense no dia a dia deles. “De nada adianta dar algo útil, mas com as iniciais ou com uma foto dos noivos. Assim, as pessoas não vão se sentir à vontade para usar o item em várias ocasiões”. “Opte por uma estampa que combine com a sua festa, algum detalhe. Assim, os convidados vão lembrar de seu casamento depois, mas sem aquela lembrança explícita”.
Momento Cinderela
Escolher o sapato não é tão simples. Ao contrário do que muitas pensam, ele com certeza vai aparecer. A moda ultimamente tem sido usar sapatos coloridos. “Se você prefere um sapato com cor marcante, sem problemas, contanto que ele se adeque ao seu estilo. Para não errar, escolha tons que combinem com a sua pele. É certeza de sucesso”. O importante é que o sapato seja elegante e confortável. Evite exagerar nos acessórios
Invista no seu brilho natural
A estrela da festa é, sem dúvida alguma, você – a noiva. Por isso, não há a necessidade de exagerar tanto em acessórios ou num vestido com muito brilho. “Antigamente, usava-se bastante. Hoje em dia, acaba ficando brega. Para não errar, foque em alguma região do vestido, como o busto, um cinto, uma alça ou um barrado, e aplique o brilho”.
Arranjo de mesa não é buquê
O maior erro cometido pelas noivas na hora de escolher o buquê é optar por um que combine com a decoração da festa. “Uma coisa independe da outra. O buquê tem que ser algo leve, é um acessório. Ele tem que combinar com a personalidade da noiva, não com a decoração”.
Branco básico
Noiva de vestido branco é clássico. Mas a cor pura tem sido menos usada. “O branco, quando muito branco, pode parecer sintético. A dica é escolher um vestido of-white, aquele branco menos gritante”. Conforto também é importante. “Pense que você vai usar o vestido por horas, vai dançar, sentar, levantar, abraçar… Se ele não for confortável, você acaba não aproveitando a sua própria festa”. E, para achar o modelo ideal, a dica é pesquisar muito, buscar referências, ver muitas revistas e sites internacionais. Tudo para encontrar o vestido ideal.
Fôlego até o fim
Um dos grandes medos é que a animação da festa não dure até o fim. Mas isso também depende dos noivos. “Sempre insisto para os noivos ficarem na pista durante toda a festa, sem ficar circulando nas mesas ou sentados. Com o casal animado e dançando, os convidados acabam se animando junto ao casal também”.
Bons conselheiros
Se tem uma coisa com a qual todos os especialistas concordam é que você precisa estar rodeada de bons profissionais, que sejam de sua confiança e que combinem com o seu estilo, para que realmente consigam realizar o seu sonho, sem erros.

  Cerimonialista na Recepção

-Chegar ao local com 1h de antecedência (caso seja tudo feito no salão)
-Receber e etiquetar os presentes;
-Recepção dos convidados (atendimento dos idosos ou algum convidado com necessidades especiais);
-Entrada personalizada dos Noivos;
-Abertura da pista de dança;
-Entrega de adereços para os convidados;
-Organizar a distribuição de lembrancinhas para os convidados e dos bem casados;
-Organizar junto ao Noivo e padrinhos para passar a gravata;
-Supervisionar e monitorar todos os profissionais que estarão trabalhando no dia do evento;
-Retoques no visual da noiva;
-Organizar as amigas solteiras para a hora do bouquet ou do sapo;
-Kit Agulha: *caso precise de algum conserto de urgencia*

"Serviços Oferecidos":
Pré – Evento: *realizado em todos os pacotes*

-Assistência on-line
-Envio por e-mail de planilhas de organização e planejamento do seu grande dia
-Indicação de profissionais em geral;
-Orientação na escolha das músicas de entradas;
-Visitar o local da cerimônia e recepção para reconhecimento e ensaio.
Casamento Igreja e Recepção

* Igreja
-Chegar ao local com até 1h de antecedência;
-Verificar com os músicos o cronograma das entradas da cerimônia;
-Colocação das Lapelas;
-Organizar a entrada dos padrinhos;
-Orientar a ordem o lado de cada casal no altar;
-Orientar dando o espaço entre os casais de maneira que todos possam ser fotografados;
-Orientar a entrada do noivo e sua mãe;
-Orientar a entrada da mãe da noiva com o pai do noivo;
-Orientar a entrada da florista, damas e pajens;
- Atendimento exclusivo a Noiva em sua chegada para a colocação da calda do vestido, posicionamento do bouquet e terço
-Organizar a saída dos noivos e os demais;
-Organizar a chuva de pétalas;
-Auxílio nas fotos e poses especiais;
-Organização dos cumprimentos caso os noivos decidam recebe-los na igreja


KIT TOILLET FEMININO E MASCULINO
No banheiro das mulheres:
Remédios:
• Analgésico
• Antiácido
• Merthiolate
• Band-aid
• Remédios para cólica
Estética e Higiene pessoal:
• Lenços umedecidos
• Fio dental
• Enxagüante bucal com copinhos de plástico
• Absorventes
• Cotonete
• Desodorante
• Esmalte incolor (para “segurar” furos em meia calça)
• Escova de cabelo
• Grampo
• Lenços (para o nariz)
• Linha, agulhas e botões
• Lixa de unha
• goma de mascar ou balinhas.
No banheiro dos meninos:
Remédios:
• Analgésico
• Antiácido
• Merthiolate
• Band-aid
Estética e Higiene pessoal:
• Fio dental
• Enxagüante bucal com copinhos de plástico
• Cotonete
• Desodorante
• Pente
• Lenços (para o nariz)
• Linha, agulhas e botões
• Gel de cabelo
• goma de mascar ou balinhas.

O que faz uma cerimonialista?
Organizar e planejar um casamento é uma tarefa muito prazerosa (eu adoro), mas
trabalhosa. São dezenas de detalhes e dezenas de fornecedores para
contratar para o grande dia. O problema é justamente esse. Quem está
casando além do estresse normal, ainda precisa cuidar de todos os
detalhes da festa, da casa nova e sofre com a falta de tempo. Pra quem
trabalha é mais difícil ainda.
Se a noiva escolher fazer tudo sozinha ela precisará dispor de tempo e
paciência para conseguir visitar e analisar todos os fornecedores e
orçamentos. O que pode deixá-la confusa. Os melhores são os mais
concorridos, portanto é preciso começar a procurar com uma boa
antecedência, as vezes até de 1 ano ou mais.
Também dá pra organizar em pouco tempo, mas a noiva será obrigada a correr
demais com todos os preparativos, aceitar perder aquele tão sonhado
fotógrafo e escolher um domingo ou até mesmo um dia de semana. Sim,
porque os sábados são bem mais concorridos. Tem casas de festas aqui no
Rio, que já estão lotadas até o final de 2012. Uma loucura!!!
O cerimonialista cuida de todo esse planejamento, analisando o perfil dos
noivos e indicando os fornecedores que se encaixam nesse perfil, de
acordo obviamente com o orçamento do casamento, poupando assim o tempo
dos noivos e indicando pessoas qualificadas. O mais difícil e conseguir a mesma data
em todos os fornecedores que a noiva quer. Só com muita antedecência mesmo!
O cerimonialista também sabe com que antecedência cada fornecedor deve
ser contactado e dispõe de algumas facilidades... como poder segurar uma
reserva, descontos em alguns itens, melhores condições de pagamentos, etc.
Na semana do casamento, o cerimonialista faz um check list com cada
fornecedor para se certificar que tudo vai sair perfeito. Ah! E um
ensaio na igreja. Também uma reunião final com os noivos para montar o
cronograma da festa com todos os detalhes de como tudo vai acontecer
Sempre, é claro, de acordo com o sonho dos noivos (essa reunião pode ser
semanas antes)
No dia do casamento, o cerimonialista (e a equipe de recepcionistas) chega
algumas horas antes para conferir se tudo está ok conforme combinado.
Recepcionam os padrinhos, os pais, o noivo, os convidados e organizam o
cortejo para o início da cerimônia.
A melhor parte é cuidar da noiva (desculpem noivos, nada contra vocês) e
colocá-la posicionada para entrar na igreja. Esse momento é muito
emocionante pra mim, acredito que para todos cerimonialistas! Durante a
cerimônia o cerimonialista fica por perto para ajudar no que for
preciso. Eu vou confessar uma coisa pra vocês e espero que vocês não me
achem maluca. Eu tenho ciúme quando outras pessoas querem cuidar das
minhas noivinhas. Outro dia uma madrinha da noiva queria porque queria
arrumar a cauda dela. Eu não fiquei com ciúmes? Hahahaha!
Na festa o papel do cerimonialista é coordenar para que as fotos com
padrinhos, pais, noivos, etc sejam feitas com agilidade para que os
noivos não percam muito tempo. Depois das fotos os noivos podem curtir a
festa e comemorar muito! Eles merecem :)
Durante a festa, o cerimonial monitora o andamento do serviço de buffet e todos
os detalhes para que tudo aconteça da forma que os noivos desejam
(conforme combinado na última reunião). Ficamos sempre por perto dos
noivos para o que eles precisarem.
A equipe do cerimonial só vai embora quando tudo está devidamente
guardado.


Vamos montar alguns bouquets de noivas.Segue abaixo, a possibilidade de escolha para um bouquet adequado ao vestido, tipo de festa e horário da cerimônia de casamento.Parece fácil, mas existem alguns detalhes importantes nessa escolha. O buquê deve acompanhar o modelo do vestido e estar de acordo com o horário da cerimônia.
Pela manhã, são aconselháveis os pequenos e redondos (30 cm a 40 cm) com flores do campo, perfeitos para noivas mais baixas.
À noite, podem ser usados os buquês caídos (cachos ou cascatas, em torno de 45 cm). Além desses dois estilos, as noivas têm a opção do formato longilíneo (braçadas), feito para ser carregado nos braços.
Confira outros modelos: Rosas cor laranja, chuva de ouro e lírio
Adequado para vestidos dourados. É indicado para casamentos à noite com decoração dourada.
Buquê com flores do campo – é mais indicado para noivas jovens. Usado durante o dia em ambientes abertos ou campestres.
Orquídeas brancas com rosas cor chá – o buquê pode ser personalizado. A noiva escolhe as flores que quer combinar. Algumas preferem não usar flores brancas no buquê, por causa do vestido branco.
Buquê de rosas vermelhas caído com gipsofila (chuverinho branco) – para noivas de vestidos longos com casamento após 18h. Esse tipo de buquê pode ser de qualquer cor.
Buquê de rosas vermelhas, redondo sem gipsofila – é mais indicado para noivas baixas e vestidos curtos com o casamento realizado até às 18h. A noiva pode usá-lo com qualquer cor de vestido.
Buquê de rosas vermelhas caído, sem gipsofila – o complemento é só com a folha da rosa. Pode ser usado em qualquer horário, em qualquer cor de vestido. Indicado para noivas altas de vestidos longos.
Ramalhete de gérberas – mais usado em estilo caído. A gérbera é uma flor nobre, muito requisitada pela beleza e variedades das cores.
Ramalhete de copo de leite – complemento com folhas verdes. Pode ser usado em qualquer ocasião.
Buquê de angélica com lírios – é mais uma opção para quem quer vários tipos de flores num só buquê.
Buquê de orquídea, boca de leão e copo de leite – esse buquê é ideal para noivas que gostam de combinar várias flores.
Ramalhete de lisiantus – é um dos mais procurados pelas noivas. O lisiantus é uma flor nobre para casamentos mais requintados. Pode também ser substituídos por angélica ou orquídeas. Quem optar por esse modelo pode também escolher os acessórios que vão compor o arranjo.
Palmas e gipsofila – o buquê possui um complemento em branco e pode ser usado em qualquer hora do dia, em estilo caído ou redondo.
Dar flores é uma arte! Muitas pessoas nem imaginam a representação de cada uma, e cometem micos enormes por causa disso. Já vi cada cena relacionada a flores, que dá vontade rir, quando lembro.
Já vi Culto de Ação de Graças com Crisântemos brancos (usados em celebrações fúnebres), já vi homens recebendo rosas na cor rosa bebê, e mulheres recebendo cravos, já vi buquês de noiva inacreditáveis também.
Enfim, algumas pessoas até podem saber das tradições e ainda assim não se importarem com isso, para muitos o que interessa é, se gostam da flor e pronto, mas vamos combinar, é meio estranho um casamento ou alguma celebração de vida, com crisântemos brancos não acham?As vezes somos obrigadas a coloca-las pois a noiva não abre mão.Ai não há muito o que fazer.É coloca-la no arranjo e pronto.Evita-se discursões.
Noivas não cometam micos no dia do seu casamento simplesmente por acharem uma flor bonita, ou ainda pela cor dela combinar com a sua decoração, nada a ver. Abaixo o significado de cada uma. Discuta com seu florista a melhor flor para seu casamento, ainda que ela não combine com sua cerimônia.
Vale a pena, aprender um pouco, afinal de contas, tem coisa mais chata do que pagar mico??!
O Significado da Flores
Acácia amarela – amor secreto
Acácia branca ou rosada – constância , elegância
Amor-perfeito – meditação, recordações, reflexão
Antúrios: imponência e luxo
Azaléia branca – romance
Azaléia rosada – amor à natureza
Cactus – perseverança
Camélia branca – beleza perfeita
Camélia rosada – grandeza da alma
Camélia vermelha – reconhecimento
Campainha – perseverança
Capuchinha – patriotismo
Celósia – fertilidade
Centáurea – sensibilidade
Ciclamen – proteção
Clematite – beleza espiritual
Copo de leite – reconciliação
Coroa imperial – poder
Cravo amarelo – desdém
Cravo branco – amor ardente, ingenuidade, talento
Cravo rosado – preferência
Cravo vermelho – amor vivo
Crisântemo amarelo – amor frágil
Crisântemo branco – verdade (é tradicional para celebrações fúnebres)
Crisântemo vermelho – “eu amo”
Cravos variados – amizade e respeito
Dália amarela – união recíproca
Dália rosada – delicadeza
Dália vermelha – olhos abrasadores
Dália – crescimento
Dedaleira – falsidade
Dente-de-leão – oráculo
Dieffenbachia – mal olhado
Estrelítzia – galanteio
Ficus – boas decisões
Flores do campo – juventude
Flox – harmonia
Genciana – injustiça
Gerânio escuro – tristeza
Gérbera – vida, energia
Girassol – dignidade, glória, paixão
Hortência – casamento, riqueza, fartura
Jasmim – amor, beleza delicadeza, graça
Lírio – casamento, doçura, inocência, majestade, pureza e requinte
Magnólia – amor à natureza, simpatia
Margarida – inocência, simplicidade, alegria, virgindade
Miosótis – amor sincero, fidelidade
Narciso – egoísmo, introvertia, vaidade
Orquídea – beleza, luxúria, perfeição, pureza espiritual, requinte e classe
Palmas – dedicação e devoção
Papoula – fertilidade, ressurreição, sonho
Sempre-viva – declaração de guerra, eternidade, imortalidade, permanência
Tulipa amarela – amor sem esperança
Tulipa vermelha – declaração de amor
Violeta – lealdade, modéstia, humildade e perseverança
Significados das cores das Rosas:
As rosas têm um significado especial. Representam o amor e as emoções. Suas cores possuem
significados especiais. Confira:
Rosa (de qualquer cor) – romantismo, presença de amor
Rosa amarela – felicidade, amizade, respeito, riqueza
Rosa cor-de-rosa – amizade, carinho
Rosa chá – respeito, admiração, consideração
Rosa branca – pureza, paz, amor a Deus, pensamento abstrato, inocência
Rosa laranja – fascínio, encanto
Rosa champagne – admiração, reverência
Rosa vermelha – amor, admiração, caridade, casamento, desejo, espiritualidade, martírio, paixão Rosa azul – paixão e amor eterno

"As noivas mais exóticas arriscam um lírio e as mais modernas e clean gostam das callas e tulipas".

Quando o assunto é modelo, os redondos são os queridinhos das noivas, seguidos pelos cascatas, porém com tamanhos reduzidos. "Pelas características da constituição física da mulher brasileira ser razoavelmente baixa, são os que mais combinam".
Apesar das preferências,o importante e combinar com o estilo do vestido"Quanto às cores, trabalhamos sempre com o gosto da noiva aliado aos tons que serão utilizados no vestido ou acessórios. O tipo de flor deve sempre ser condizente com o estilo do vestido e da cerimônia. Um casamento no campo, com uma noiva de vestido mais romântico, pede um buquê com flores românticas, variadas, pequenas e displicentes. Já um casamento mais formal pede um buquê mais expressivo, com flores maiores, cores definidas e com acessórios como perola ou strass".
E você sabia que são necessários alguns cuidados com eles para que resistam até a hora do casamento? os buquês redondos com caules aparentes devem ficar em um recipiente com água até o horário do evento, no verão o melhor mesmo é colocar em uma geladeira. "Há alguns buquês, principalmente os cascatas, que podem ser feitos de duas formas, com flores aramadas ou em suportes específicos para buquês. Em ambos os casos, eles são preparados para durar sem estarem na água, então um local ventilado, fresco e com pouca iluminação será suficiente para conservá-los. Caso o interesse seja por buquê que tenham grande durabilidade, o ideal é prepará-los com flores preservadas".

O custo de um buquê apresenta variação conforme o tamanho, o tipo de flor e a época do ano, mas  o preço difere muito de acordo com o tipo de flor