quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Editorial
Uma mãozinha é sempre bem-vinda na hora de organizar uma festa. Se o auxílio for profissional, ainda melhor. Assessoras de festas experientes contam um pouco sobre as vantagens de contratar esse serviço e como funciona.
Casamentos, tradicionais ou glamorosos, não  importa. E sim o seu sonho realizado
Festa com toques hollywoodianos. Esta é uma forma original de comemorar o aniversário. Carros, covers, lambretas e sósias. Vale tudo para envolver os convidados no clima da festa.
Um show à parte é realizado por bartenders. Pirofagia, flair, flag e drinques coloridos e saborosos animam os teens. Tudo como manda o figurino: sem álcool.
Aproveite as dicas e divirta-se!
ORGANIZAÇÃO COM ESTILO
Cada vez mais personalizadas e diferentes umas das outras, as festas teens se transformam em eventos inigualáveis com a ajuda de assessores para festas. Estes profissionais desenvolvem várias habilidades para fazer o cliente feliz: lêem nos olhos os anseios, os ajustam ao tamanho do bolso e os transformam em badaladas festas.
Antes de mais nada, o assessor encontra com o cliente no escritório ou na própria residência e começa a averiguar o que a pessoa espera do evento, incluindo número de convidados, faixa etária e tipo de serviço. Assim, consegue definir o perfil da festa e do aniversariante.
Em seguida, é hora de saber qual a verba disponível para o evento e escolher os serviços e o local. “É preciso adequar fornecedores ao lugar da festa para que o todo seja harmônico”.
Hoje sou contratada para organizar toda a festa. A  cada dez serviços, nove são para assessoria completa. “Tudo é negociável. Posso solucionar apenas uma parte da festa se o cliente quiser”. “ hoje é muito comum a festa ter um assessor”.
Quem não é do ramo pode ficar confuso na hora de montar uma festa. Há muitos fornecedores para todo tipo de trabalho, o que dificulta a escolha. “Com o crescimento desta área, aumentaram as especializações e comparar os orçamentos pode ficar complicado”.
Entre as vantagens de contratar um assessor está a ajuda na escolha dos fornecedores, elaboração de orçamentos e criação da proposta do evento. “Sabendo qual a verba disponível, a  utilizo da melhor forma e viabilizo o sonho do cliente”.
Dependendo do tamanho e do tipo de evento, a programação deve começar com seis a oito meses de antecedência, pois é preciso tempo para contatar todos os fornecedores, escolher valores e opções de datas. “Se for uma festa menor, é possível fazer tudo em um mês”.
Como o cliente geralmente desconhece o mercado de festas, acredito  que a contratação de um assessor pode sair cara. Os preços podem variar de uma porcentagem sobre o custo total da festa ou um valor fixo predeterminado. O que vale lembrar é que a relação custo-benefício pode ser compensadora. “Às vezes, pelo fato de o assessor ter experiência e saber onde há qualidade com custo reduzido, o investimento do cliente acaba sendo melhor aplicado”.
A contratação de fornecedores indicados pelo profissional dá maior segurança, por serem conhecidos e terem referências. “O cliente tem certeza de que o fornecedor vai aparecer e fazer o combinado”.
E não é só isso. O assessor também supervisiona a integração entre todos os fornecedores. Com uma planta da montagem da festa e várias reuniões com todos os fornecedores, os imprevistos são evitados tanto na montagem quanto durante a festa. Mesmo assim, eles podem acontecer. “Se o assessor é experiente saberá contornar e solucionar o mais rápido e o melhor possível. Tanto que por vezes o cliente nem fica sabendo o que aconteceu”, garante. “A ideia é que o anfitrião possa chegar na festa como convidado”.
Apesar de todos os contatos ficarem a cargo do assessor, o cliente participa da triagem e tem contato com todos os contratados. “Depois de fechar os serviços, é feita uma degustação com os pratos selecionados pelo cliente. “Também opino no menu para que não venham, por exemplo, todas as receitas com salmão ou ingredientes que por ventura não combinem”. Deixo aqui meu alerta.
Experiente em festas de casamento,15 anos, Bar e Bat Mitzvah, sou procurada por pessoas que querem uma festa diferenciada. “Deixo tudo com a cara do cliente”,isto eu garanto. A diversidade de elementos na decoração é outro forte em meu trabalho . “Antigamente usava-se somente a flor. Hoje as festas ganham uma ambientação completa desde a porta de entrada.
Outra característica dos assessores de festa é acompanhar as mudanças de comportamento dos teens. “Foi preciso modernizar a estrutura da festa sem perder o clássico do ritual”.
U exemplo disto são os Bar e Bat Mitzvah. A concepção e a organização são feitas de forma a agradar toda a família, inclusive os mais velhos e os amigos do aniversariante, na faixa dos 13 a 15 anos. “Antes, os teens iam embora cedo. Como hoje a festa é mais jovem, mais dinâmica, eles ficam até o fim”.
Sobre as novas tendências em festas tens. As festas de 15 anos ficaram uns tempos em baixa. De cinco anos para cá voltaram com formato grandioso, mas menos tradicionais. “Elas se parecem mais com balada do que com casamento”.
Mesmo que haja meninas com estilo clássico e queiram valsa, a formação é outra. “As meninas têm procurado detalhes temáticos”. As mudanças também são perceptíveis nos Bar e Bat Mitsvah mais despojados, nos casamentos que ocorrem hoje em fim de semana e nas festas infantis que são realizadas mais em buffets.
Para entender a atmosfera que a aniversariante deseja para sua festa, o assessor tem que conversar sobre o perfil e os valores disponíveis para a realização do evento. A partir disto, trabalham dentro do orçamento o local, a decoração, a alimentação e as atrações. “É importante indicar o local da festa de acordo com a verba disponível para que não contraste com os serviços”.
 A maioria dos meus clientes procura um assessor de festa porque não tem tempo de ver todos os detalhes, mas fazem questão de oferecer uma festa emocionante. “Às vezes a pessoa não tem noção de quanto custa uma festa”.
Por isso, apresentar uma planilha orçamentária é fundamental. “Não adianta oferecer mais serviços do que o cliente pode pagar”, Tem que haver uma ponderação. Mas tudo - convites, segurança, recepção, lista de convidados – deve caber no orçamento.
Direcionar as necessidades às possibilidades é um trabalho que eu e minha equipe começamos há 17 anos. Após muitos cursos e realizações de eventos, nós temos know-how e sabemos transmitir segurança.
Muitas escolhas são feitas com o acompanhamento do cliente ao fornecedor, como os doces, por exemplo. “É muito melhor, pois a diversidade é maior se estamos no local”. Louça, flores, cores, tecidos... tudo é montado em meu ateliê para que a cliente tenha uma noção melhor de como a festa vai ficar e possa confirmar as opções. Ou peço que a casa de festas faça isso para que o cliente tenha noção de tudo.
Neste processo, eu auxilio e dou  dicas sobre o que pode ficar melhor. Para quem quer uma mostra do meu trabalho,basta dar uma olhada nas fotos de festas organizadas por mim. E ver como prezo o que faço
Mas o  meu trabalho  e de minha equipe não termina aí. “Toda festa tem o antes, o durante e o depois”. Por isso, a nossa responsabilidade vai desde a contratação dos serviços, o andamento durante a festa, até a devolução do material.
“Contratar a assessoria é um luxo que garante que o cliente não tenha
nenhum trabalho e os serviços sejam de qualidade”. Mas nem por
isso é preciso pagar caro. “É possível fazer uma festa bonita com custo reduzido”.
“Uma boa assessora é a grande aliada dos pais na hora de organizar uma festa, seja de casamento, 15 anos, Bar ou Bat Mitsvah”, eu garanto. Para isso quero explicar que a interferência de um profissional pode evitar a mistura de elementos desarmônicos.
 Noivas e meninas têm muita dificuldade na escolha e querem tudo. “Nós visualizamos seus sonhos e direcionamos todos os detalhes para que a festa possa traduzir em emoção suas expectativas”, e fazer acontecer.
Os meninos não são tão preocupados com a cor do bolo e a decoração quanto as meninas. Em compensação, música e diversão para os amigos não pode faltar.Já as noivas algumas já tem ideia do que quer.Já outras nem tanto.Acham-se completamente perdidas.
No caso de 15 anos e bat Mitsvah,o projeto começa com uma entrevista com os pais, que limita um valor que pode ser investido para a festa. Nesse encontro eu conto como funciona meu trabalho e não omito nada. “Explico que durante o período de organização, as notas do colégio vão cair e a conta do telefone vai aumentar”. Rsrsrs. Já se tratando de noivos, marco o encontro e exponho tudo a eles e resolvemos os detalhes da melhor  forma possível.
Depois da troca de informações, os encontros podem ser realizados somente entre a assessora e a noiva ou noivos ,ou com o  aniversariante. Quase como uma psicóloga ,eu  traduzo os desejos dos noivos ,ou da menina ou do menino e apresento alternativas dentro do orçamento proposto pelos pais,ou pelos futuro casal.
Após cerca de seis encontros começam as visitas aos fornecedores. Mas, até lá, também são utilizados vários recursos para aumentar a segurança da escolha antes da aprovação. Faz parte da criação croquis, fotos, plantas baixas, detalhamentos e perspectivas 3D.
A primeira providência é encontrar um lugar que se adequasse à ocasião. Após um mês de procura decidisse  pelo local. Só que ainda falta a aprovação dos interessados. Para isso marco uma visita no buffet para uma degustação.
Nesta ocasião , devem também conhecer a organizadora de festas de minha equipe. “A decoração deve ser de  muito bom gosto”.
Depois desta  visita : organizadora  noivos ou o aniversariante começam imediatamente os preparativos.
“Eu penso em toda a festa e com isso não tive trabalho nenhum”. Com a proposta de orçamento nas mãos,  selecionava três ou quatro fornecedores de cada segmento para serem aprovados pelos noivos ou pelos pais.Com opinião dos protagonista do evento.
Também a estrutura da festa segue algumas exigências , como o local para a dança. O projeto pode ser  aprovado com auxílio de croquis. “Facilita muito a visualização e aumenta a segurança na hora de aprovar”. Tanto bolo quanto decoração e todos os detalhes tem que ser aprovado de quem o contratou. Tudo deve estar montado em tempo recorde.
Para que tudo isso seja  realizado, apenas seis encontros. Onde se troca muitas  ideias por e-mail e telefone”, Isto é muito importante,manter sempre o contato com o cliente.
No dia da festa ele deve  aproveitar a comemoração do começo ao fim e curtir seu momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário